Setembro amarelo: pela preservação da vida

Uma campanha extremamente importante em defesa da vida. É o que significa o Setembro Amarelo, dedicado à prevenção do suicídio. O objetivo é conscientizar e orientar a população sobre as medidas que podem ser tomadas para evitá-lo. 

No Brasil, todos os dias cerca de 32 pessoas tiram a própria vida. Ou seja, uma morte a cada 45 minutos. Para cada suicídio, um grupo de até 20 pessoas é impactado diretamente, segundo o CVV (Centro de Valorização da Vida). 

Ainda que exista um tabu sobre o assunto, a discussão não pode se restringir a uma época do ano, principalmente no atual cenário que o mundo vive, com a pandemia de Covid-19. 

Sob a crise sanitária, a saúde mental das pessoas está piorando. No Brasil, 53% declararam que o bem-estar mental piorou um pouco ou muito. Na média global, o percentual é de 45%. O país ocupa a primeira posição em prevalência de ansiedade. São mais de 18 milhões de pessoas. 

Os bancários estão entre as categorias que mais adoecem. As metas e o assédio moral estão entre as principais causas. Nesse período, com a adoção do trabalho remoto, o cenário piorou.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia (SBBA)

Arte: SEEB Pelotas e Região

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo