Trabalho remoto aumenta jornada dos trabalhadores

Engana-se quem acha que a pessoa que está em trabalho remoto por conta da pandemia de Covid-19 tem uma jornada menor do que no presencial. Em todo o mundo, as empresas se aproveitam do teletrabalho para reduzir o salário e aumentar o expediente. Pesquisa publicada pela revista norte-americana Harvard Business Review, com 187 funcionários de seis empresas aponta que o dia de trabalho “on-line” não acaba nunca. 

O estudo mostra que os empregados estão disponíveis para as chefias por mais de oito horas ao dia. Já jornada regular, de 9h às 17h, representa apenas 60% do esforço diário. Há relatos de trabalho à noite, nos intervalos de tarefas pessoais, mensagens instantâneas e chamadas no celular a qualquer horário e respostas a e-mails. 

O levantamento mostra que os trabalhadores ficam conectados nos computadores, em média, por 45 minutos a cada hora. Para os estudiosos, as empresas devem permitir a flexibilidade das atividades de acordo com preferências pessoais de tempo dos empregados, estimulando a definição de horários em que nenhuma reunião possa ser marcada. Além incentivar o uso de sinais como “não perturbe” nas ferramentas de comunicação.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia (SBBA), com edição SEEB Pelotas e Região

Imagem: Canva

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo