Vereador Jurandir Silva fiscaliza repasse de verbas ao transporte coletivo

Pelo segundo mês consecutivo, o Vereador Jurandir Silva (PSOL) solicitou à Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito as planilhas orçamentárias do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTTP). A coleta de informações pelo mandato parlamentar visa a transparência pública.

Entre junho e julho, a prefeitura de Pelotas repassou R$ 360 mil ao CTTP, por meio do subsídio monetário aprovado pela Câmara de Vereadores. Ainda em maio, quando a proposta foi discutida no plenário Municipal, os valores que justificam a quantia não foram apresentados pelo Município.

 Há meses, o Vereador Jurandir Silva está fiscalizando os dados referentes ao aporte financeiro repassado ao Consórcio, ação feita por meio de Pedidos de Informação e consultas aos usuários dos ônibus. “Queremos compreender o orçamento do transporte coletivo de Pelotas. Desde 2016, quando a licitação do transporte coletivo passou pela Câmara de Vereadores, o PSOL busca a transparência nos dados do Consórcio. A maioria dos trabalhadores e trabalhadoras de Pelotas, moradores dos bairros e regiões periféricas, utiliza o transporte coletivo para se deslocar. As pessoas precisam de um serviço de qualidade, condizente com o valor investido”, frisou o parlamentar.

 Atenção especial à fiscalização das condições sanitárias do transporte

 O Vereador Jurandir Silva protocolou um Pedido de Informações direcionado à SMTT para compreender como se dá a fiscalização da lotação dos ônibus do transporte coletivo. A pasta afirma que realiza diariamente fiscalização por meio do sistema de monitoramento do Consórcio, visualizando o número de passageiros em cada veículo, e por ações de rua com os Agentes de Trânsito.

 Apesar das constantes investidas da SMTT, a população ainda sente a insegurança de utilizar o transporte, já que não é possível manter o distanciamento social. No últinno mês, o Vereador do PSOL percorreu os pontos centrais de embarque e desembarque dos ônibus e distribuiu formulários com perguntas para os moradores avaliarem a qualidade do transporte coletivo. Os dados mostram que 98.1% da população não consegue manter o distanciamento dentro dos ônibus. Também, os usuários do transporte avaliam que 87,3% dos ônibus anda com um volume muito cheio ou cheio de passageiros. Nas redes sociais do Vereador Jurandir Silva é possível acessar e responder o formulário de avaliações do transporte coletivo.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação do Vereador Jurandir Silva PSOL

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo