Plenária de Mobilização contra a PEC 280: nesta segunda (24), às 18h30min (ACESSE AQUI)

Nesta segunda-feira (24), às 18h30min, os empregados do Banrisul estão convocados para participar da Plenária de Mobilização contra a PEC 280/2019. O encontro, que ocorre de forma virtual, com acesso AQUI, se dá em um momento decisivo para o futuro do banco dos gaúchos.

A votação da PEC 280, já em segundo turno, deve ocorrer ainda na terça-feira, dia 25 de maio. Para que seja aprovada, em definitivo, é necessário que o governo consiga um total de 33 votos. Caso isso ocorra, o Banrisul poderá ser vendido sem que a população gaúcha seja sequer consultada a respeito. A venda do banco poderá acarretar em diversos problemas para a funcionalidade das agências, sobretudo as do interior do estado, que, diante da avaliação da iniciativa privada, podem perder a sua razão de continuar em funcionamento.

Interesse eleitoral x Pandemia

A pressa do governo em aprovar a PEC 280, para se lançar como o candidato privatista ao Palácio do Planalto, contrasta com a situação da Pandemia no Rio Grande do Sul. Mesmo aproximando-se da terceira onda, hoje, em todo estado, já prevalece a flexibilização das medidas de segurança, com a adoção do novo modelo de monitoramento da pandemia. A política de “emissão de alertas” tem revelado a precariedade e as falhas no cumprimento das orientações, tanto de agora quanto do sistema anterior, cujos protocolos, muitas vezes, não eram condizentes com as bandeiras.

A categoria bancária tem sentido, na pele, a falta de critérios mais rígidos. Na segunda-feira, dia 17 de maio, tanto o agendamento quanto a manutenção de 50% dos empregados da agência, em trabalho presencial, deixaram de valer. Desde a semana passada, o atendimento, nos bancos, está liberado, considerando que a agência respeite a presença de um cliente a cada quatro metros quadrados, o que, a depender do tamanho da agência, facilita que ocorram aglomerações.

Redação e Arte Eduardo Menezes / SEEB Pelotas e Região

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo