Bancários gaúchos cobram ações da Fenaban para proteção à vida

O movimento sindical está pressionando a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para que reforce os protocolos de prevenção à Covid-19. Em reunião virtual, realizada na última quinta-feira, 4 de março, representantes gaúchos das Comissões de Empregados dos bancos cobraram um posicionamento da Fenaban sobre o agendamento dos atendimentos, que deve ser de forma eletrônica, como meio de evitar filas e aglomerações nas agências bancárias.

Durante a reunião, os dirigentes sindicais demonstraram preocupação com os números alarmantes relacionados à Covid-19 no Rio Grande do Sul e o descumprimento de alguns gestores de agências bancárias dos protocolos referentes ao período de bandeira preta no Estado. Somente na última quinta-feira (4), o RS registrou 179 mortes pela doença. O total de mortos desde o início da pandemia é de mais de 12,8 mil.

O serviço bancário é considerado essencial, de acordo com o decreto estadual. Contudo, não é permitida a presença de mais de 50% dos funcionários dentro das agências e nem aglomerações. Além disso, existe o problema do agendamento do atendimento. Alguns bancos não estão realizando o agendamento de forma eletrônica – por telefone, chat, e-mail – e, naqueles onde isso está sendo feito, falta divulgação para a população.

Os bancários solicitaram aos representantes dos bancos que:

• Reforcem os protocolos de higiene nas agências;
• Reforcem a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual nas unidades;
• Afastem rapidamente os casos suspeitos de infecção pelo coronavírus;
• Criem um protocolo de agendamento eletrônico eficaz e o divulguem amplamente;
• Coloquem o máximo de funcionários possível em home office.

Após ouvir a posição do movimento sindical, os representantes dos bancos disseram que iriam discutir o assunto internamente e apresentar uma proposta de abordagem aos bancários do Rio Grande do Sul.

Fonte: Bancários RS, com edição SEEB Pelotas

Arte: SEEB Pelotas

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo