Bancárias aderem a campanha da ONU pelo fim da violência contra a mulher

25 de Novembro é o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, campanha organizada pela ONU Mulheres, que também dá início oficialmente aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que vão até 10 de dezembro. Em 2020, tem como tema central o combate a violência doméstica que ocorre durante o isolamento social por conta do coronavírus.

No Brasil, a mobilização já começou no dia 20, Dia da Consciência Negra, pelo fato de as mulheres negras serem as principais vítimas da violência.

#RespeitaAsMinas

Também nesta quarta-feira 25, um tuitaço com a hashtag #RespeitaAsMinas marcou o Dia de Luta em apoio mundial às vítimas da violência, seja ela doméstica ou praticada nos mais diferentes locais.

Porque o dia 25 de novembro?

Em 25 de novembro de 1960, três irmãs, Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, foram assassinadas na República Dominicana por forças militares do então ditador Rafael Leónidas Trujillo.

A data foi assumida pelo movimento de mulheres de todo o mundo como Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher.

Segundo a ONU, cerca de 70% das mulheres no mundo sofrem violência ao longo de suas vidas. A forma mais comum de violência experimentada por mulheres a nível mundial é a violência física, seguida da violência sexual e, por ultimo, a violência psicológica.

Fonte: Redação SPBancários, com edição Seeb Pelotas

Arte: Seeb Pelotas

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo