Casos de Covid-19 seguem aumentando em Pelotas

O aumento no número de casos de coronavírus, em Pelotas, tem sido uma constante e preocupa a população. A pressão dos empresários locais, sobretudo no período eleitoral, parece ter sido o principal fator para a perda de controle, por parte da Prefeitura, na disseminação da doença. Ontem, durante o horário de votação para as eleições municipais, o cenário mais comum, na cidade, era o de pessoas se dirigindo aos locais de votação com máscaras nas mãos e no queixo, ou, até mesmo, sem o uso da máscara.

Somente no último final de semana, Pelotas registrou mais 203 novos casos de contágio por coronavírus. Ao todo, já são 6.906 casos confirmados e 160 óbitos – os maiores números de toda a Zona Sul.

De acordo com o epidemiologista e reitor da UFPel, Pedro Hallal, é preciso ter em mente que, a cada 100 novos casa registrados, muitos outros estão subnotificados. “Quando falamos em mais de 100 novos casos, confirmados com PCR, em um único dia, estamos falando que, em números reais, deve ter em torno de 500 novas infecções para cada nova centena de casos”, alerta.

O pesquisador avalia, ainda, que, logo nos primeiros meses da Pandemia, em Pelotas, houve um cuidado maior por parte da população e um controle mais preciso por parte do poder público, o que levou à uma queda da curva de contágio, após o pico, em agosto, chegando a manter essa diminuição por um ou dois meses. “Mas isso foi apenas até as últimas semanas, quando disparou, novamente, o contágio” ressalta.

Redação: Seeb Pelotas

Arte: Seeb Pelotas

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo