Mesmo após o Outubro Rosa, exames são importantes para prevenção

O Outubro Rosa se aproxima do fim, mas os cuidados com a saúde devem continuar. Principalmente após o dado revelado pelo levantamento da Fundação do Câncer. O número de mamografias realizadas durante o período da pandemia caiu 84%, em comparação ao ano passado.

A maior causa para a não realização do exame de mamografia ainda é a falta de informação. É o que aponta a SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia) sobre o exame que deve ser feito anualmente por mulheres acima de 40 anos. 

Por conta da pandemia do novo coronavírus, também houve queda de 75% de atendimentos em hospitais públicos de pacientes em rastreamento e tratamento para câncer de mama em março e abril. 

Os dados alarmantes acontecem mesmo com a grande mobilização e visibilidade da campanha Outubro Rosa. Mas, é necessário atenção. São esperados 66.280 novos casos de câncer de mama para este ano no Brasil. Além da mamografia, também é recomendado o autoexame, que deve ser feito pelo menos uma vez por mês, mas não substitui a realização do procedimento. No caso de detecção precoce, a doença pode alcançar até 95% da cura. 

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo