Urgente: estoque do Hemocentro está 90% abaixo do necessário

Mais uma vez a situação do Hemocentro de Pelotas (HemoPel) chega a um nível grave, que preocupa os profissionais de saúde e a população em geral. O estoque de ontem, segunda-feira (19), estava cerca de 90% abaixo do necessário para abastecer os três hospitais da cidade – São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa, e dos outros 24 municípios da região Sul e da Campanha que dependem desta fonte. 

O apelo da equipe é para que a população doe com urgência, para que as pessoas que necessitam do sangue possam continuar recebendo. Todos os tipos são necessários.  A equipe do Hemocentro está tomando todas as medidas de higiene para que os doadores possam se sentir seguros. Tudo é higienizado a cada atendimento. Todos – doadores e equipe – usam máscara durante todo o tempo em que permanecem no local.

As regras gerais para doação são: ter idade entre 16 e 68 anos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel portando documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e evitar fumar uma hora antes. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.

Grupos e carona para doação

O Hemocentro oferece carona para grupos que tiverem dificuldade de chegar ao local. Para quem mora em Pelotas, o transporte está disponível para grupos de seis a 12 pessoas. Para municípios vizinhos, a carona pode ser agendada para grupos de 12 pessoas. 

Grupos, independente da carona, devem ser agendados previamente, por telefone, para que a equipe se prepare e o tempo de espera não seja grande. 

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o 53.3222-3002.

Fonte: Prefeitura de Pelotas, com edição Seeb Imprensa

Arte: Seeb Pelotas

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo