Itaú demite bancária com covid-19 em São Paulo

O Itaú foi além na falta de sensibilidade demonstrada com as demissões feitas em plena pandemia do coronavírus, e demitiu inclusive uma bancária diagnosticada com covid-19. Mesmo apresentando sintomas da doença e exame positivo no exame demissional, o médico do banco a considerou apta para a demissão. 

No dia 18 de setembro, a trabalhadora começou a sentir sintomas como dor de cabeça, dores no corpo e coriza. Dois dias depois, ela fez o exame, que resultou positivo para a doença. Ela ficou 14 dias afastada do trabalho. Sem o banco exigir novo exame, a bancária retornou ao trabalho no dia 5 de outubro.

Ela conta que informou as sequelas da doença, como falta de paladar e de olfato. A demissão ocorreu no dia 8. Como ainda apresentava sintomas da covid-19, no dia 11 ela refez o teste, que mais uma vez apontou positivo para a doença. 

O exame demissional foi feito na terça-feira 13. A trabalhadora apresentou exame feito dois dias antes que atestava positivo para o vírus, e relatou ao médico do banco que ainda estava com sintomas da doença. Mesmo assim, o médico a considerou apta para a demissão. 

A trabalhadora então procurou o Sindicato dos Bancários, em São Paulo, que entrou em contato com o Itaú para cobrar a reversão da demissão. O banco se negou a reintegra-la.  

Fonte: Redação Spbancarios, com edição Seeb Imprensa Pelotas

Arte: Seeb Pelotas

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo