Atuação dos sindicatos é fundamental na pandemia

A defesa dos trabalhadores durante a pandemia do coronavírus foi fundamental para salvar vidas e proteger milhares de brasileiros, mesmo com tantos ataques do governo. Segundo o economista Joseph Stiglitz, prêmio Nobel de Economia, a atuação dos sindicatos neste período de crise na saúde mundial foi imprescindível para garantir direitos aos trabalhadores, especialmente para os do setor financeiro.

Para o economista, onde os sindicatos e entidades representativas atuavam com firmeza, havia mais máscaras e mais equipamentos de proteção individual. Ainda analisou que que o trabalho do movimento sindical evitou a disseminação acelerada nos ambientes. 

Diante da pandemia, muitos patrões se aproveitaram da posição enfraquecida de milhares de trabalhadores e cortaram ganhos, a fim de permanecer em os empregos. Segundo Stiglitz, a única proteção contra este tipo de exploração são os sindicatos, que são capazes de lutar contra a perda de direitos. As entidades são extremamente necessárias, principalmente para tornar empregados mais conscientes. Por isso, é essencial fortalecê-las.

Fonte: SEBA

Arte: Seeb Pelotas
 

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo