10,3 milhões de brasileiros relatam passar fome

A fome, no Brasil, já atinge 10,3 milhões de pessoas. Dessas, 7,7 milhões são moradores da área urbana e 2,6 milhões da zona rural. Os dados foram fornecidos pela primeira parte da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), divulgada ontem, quinta-feira (17), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, a insegurança alimentar grave, condição na qual as pessoas relatam passar fome, atingiu 4,6% dos domicílios brasileiros, o equivalente a 3,1 milhões de lares. A fome aumentou 43,7% em cinco anos.

O índice mede o nível de restrição dos brasileiros no acesso à comida e foi constatado a partir de informações colhidas entre junho de 2017 e julho de 2018 em quase 58 mil domicílios de todas as partes do país.

Para chegar a esse tipo de resultado, o IBGE aplica um questionário de 14 perguntas que miram a identificação da situação alimentar da família nos três meses anteriores à entrevista.

De modo geral, o contexto do país se agravou no que se refere à insegurança alimentar, que vinha apresentando redução nas últimas décadas. Em 2004, por exemplo, o percentual de lares que viviam com algum grau de insegurança era de 35%.

Em 2009, o índice caiu para 30%, tendo registrado nova baixa em 2013, penúltimo período avaliado, quando a marca era de 23%. Agora, o IBGE identifica um percentual de 37% de famílias que convivem com o problema, em maior ou menor grau, segundo os dados colhidos entre 2017 e 2018.

Com informações do Sul 21

Foto: Eduardo Menezes – SEEB Imprensa Pelotas

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo