Fenaban segue enrolando: próxima reunião será na terça-feira (18)

Durante o encontro, o Comando Nacional enfatizou que não abre mão do aumento real e da PLR.

A rodada de negociação com o Comando Nacional dos Bancários, na última sexta-feira (14/08), não avançou, mais uma vez. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) alegou não ter como atender as reivindicações dos bancários em função dos prejuízos ocasionados pela pandemia.

A justificativa, no entanto, não condiz com a verdade. Os bancos não deixaram de lucrar em meio a crise sanitária que assola o país. Além disso, o governo Bolsonaro, alinhado com os interesses do grande capital, concedeu um auxílio de R$ 1,2 trilhões de reais aos banqueiros, reduzindo, ainda, de 20% para 15%, a taxa sobre a lucratividade.

Dando sequência às negociações, nesta semana, a Fenabam promete apresentar uma pauta produzida pela entidade. A próxima reunião de negociação será amanhã, dia 18, terça-feira.

Veja os principais pontos discutidos na reunião de sexta-feira (14)

Terceirização – Bancarios querem que os bancos suspendam a implantação de quaisquer projetos de terceirização, a partir da data de entrega da presente pauta de reivindicações.

Comissão sobre mudanças tecnológicas – Criar uma comissão bipartite para debater, acompanhar e apresentar propostas em razão dos projetos de mudanças tecnológicas e organizacionais, reestruturações administrativas, introduções de novos equipamentos, acesso remoto e outras situações similares das empresas abrangidas por esta convenção.

Isenção de taxas e cobrança de juros menores – Os bancos isentarão os trabalhadores abrangidos por esta convenção do pagamento de quaisquer tarifas bancárias.

Indenização adicional – o pedido é pra aumentar o valor. Caso dispensas se concretizem, os bancos pagarão indenização adicional, no valor equivalente a três vezes a maior remuneração do empregado para cada cinco anos trabalhados.

Estabilidade na pré-aposentadoria – Estabilidade para o trabalhador em período de pré-aposentadoria a partir de 36 meses imediatamente anteriores ao preenchimento dos requisitos para obtenção de aposentadoria

Comissão de segurança bancária – Manutenção e continuidade dos trabalhos da Comissão de Segurança Bancária.

Renovação da Convenção Coletiva de Prevenção à Violência contra a mulher

Com informações da Contraf-CUT

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo