36º Conecef une forças da categoria em defesa da vida

A aprovação do manifesto em defesa da Funcef, a valorização do empregado Caixa e do banco 100% púbico e a defesa das estatais foram destaques no Congresso

Com a participação de mais de 280 delegados e delegadas de todo o Brasil, chegou ao final o 36º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef). O evento mediado pelo coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Dionísio Reis, e pela diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fabiana Uehara, foi realizado pela primeira vez de forma digital, em função do isolamento social imposto pela pandemia.

Com o mote “A distância não nos limita”, ao longo de mais de duas horas de transmissão, o evento contou com a participação de bancárias e bancários de todo o Brasil. Ao longo do Congresso virtual foram realizadas apresentações culturais e participação de diversos colegas. 

O coordenador da CEE/Caixa ressaltou que o 36º Conecef teve início com a realização de assembleias, congressos estaduais e regionais e contou com a participação de mais de 700 delegados e delegadas. “É fundamental destacar que é essa atividade de base que constrói a nossa minuta, as nossas reivindicações e que faz com que a gente esteja aqui nessa mesa e que dá segurança de falar o que a gente fala e defender o que a gente defende”, agradeceu.  

O debate sobre o Saúde Caixa, resumiu Dionísio, priorizou o fim do teto de gastos e que seja sustada a resolução 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), que retira direitos dos trabalhadores das empresas estatais federais, como a Caixa. Além de tratar do déficit desse sistema. 

Outro tema tratado durante o 36º Conecef foi a necessidade de defender a Funcef. Os delegados e delegadas aprovaram manifesto em defesa do fundo. Segundo o documento, é preciso que se restabeleça o respeito aos participantes ativos, aposentados e assistidos de todos os planos e benefícios (leia aqui).

Esteve também na pauta a questão da vida, uma luta diária para empregados Caixa, que têm feito grande resistência e reivindicado protocolos de segurança e condições de trabalho.

Os bancários e bancárias debateram ainda a defesa das empresas públicas e da aprovação do PL 2715/2020, que tramita na Câmara dos Deputados e propõe a paralisação das privatizações até um ano após o fim do estado de calamidade pública.

Apresentações culturais

Os vencedores de edições anteriores do concurso Talentos Fenae/Apcef de 2019 foram as atrações culturais apresentadas ao longo da transmissão on-line do 36º Conecef, no último sábado (11). 

Os participantes puderam acompanhar as apresentações dos colegas vencedores da edição 2019, Paulo Roberto Pereira de Araújo, da Apcef/PE, vencedor da categoria composição; Carlos César Costa, da Apcef/GO, segundo colocado na categoria composição; Luciano de Souza Santos Canabrava, da Apcef/BA, terceiro colocado na categoria composição; Murilo Timo Neto, da Apcef/DF, vencedor da categoria interpretação; Rodolfo Santiago Jordão de Almeida, da Apcef/PE, segundo colocado na categoria interpretação; e Laura Gabriela Lenzi, da Apcef/SC, terceira colocada na categoria interpretação.  Houve também a apresentação de Sarah Lugon, da Apcef/MG, vencedora do concurso em 2018, na modalidade interpretação.

Com informações Fenae

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo