3d render illustration of a red arrow collapsing and breaking through the ground

PIB cai 1,5% no primeiro trimestre, aponta o IBGE

O PIB (Produto Interno Bruto) teve queda de 1,5% no primeiro trimestre de 2020. Em termos reais, a soma ficou em R$ 1,803 trilhão. Os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o baixo crescimento da economia começou antes do período de pandemia causada pelo coronavírus. 

É a maior queda desde o segundo trimestre de 2015, quando houve uma redução de 2,1%. O consumo das famílias, que significa 65% do PIB, também caiu no primeiro trimestre (-2%). Esse foi o maior recuo desde a crise de energia elétrica, em 2001.

O IBGE aponta que o setor de serviços caiu 1,6%. Já na indústria o recuo foi de 1,4%. Entre os destaques negativos estão o transporte, comércio, saúde e educação pública, setor extrativo, atividades de eletricidades, gás, água, esgotos e outros.

As exportações de bens e serviços tiveram queda de 0,9% e as importações um aumento de 2,8%. A estimativa de especialistas é de que o PIB tenha retração de 6,25% neste ano, decorrente a crise mundial do coronavírus.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia
 

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo