Hemopel precisa de doações de sangue Tipo O

O Hemocentro funciona das 8h às 14h e também necessita dos demais tipos sanguíneos

Os estoques do Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) estão baixos. As doações, que já diminuem consideravelmente na época do frio, têm registrado uma queda ainda maior neste período de isolamento social, em razão do medo que as pessoas têm de se expor. Entretanto, os hemocentros estão tomando todas as medidas de higiene para que os doadores possam continuar realizando as doações com segurança, pois muitas pessoas precisam deste gesto para continuar vivendo. Todos os tipos de sangues são necessários, especialmente o tipo “O”, positivo e negativo.

Tudo é higienizado a cada atendimento – mesa, cadeira e até a caneta utilizada. Todos – doadores e equipe – usam máscara durante todo o tempo em que permanecem no local.

Para manter os estoques estáveis, seriam necessários entre 50 e 60 doações diárias e, atualmente, estão recebendo apenas 25 a 35. Por isso, pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, podem fazer a doação de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, inclusive ao meio dia.

O processo todo, desde a chegada, cadastro, entrevista e doação dura cerca de 30 minutos e o sangue poderá ser usado por pessoas acidentadas, que passarão por cirurgias, que têm leucemia e diversas outras situações, atendidas em três hospitais de Pelotas – Hospital São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa, além de outros 24 municípios da região Sul e da campanha.

As regras gerais para doação são: ter idade entre 16 e 68 anos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos pais ou responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel portando documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e evitar fumar uma hora antes.

Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o 53.3222-3002.

Fonte: Diário da Manhã

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo