O presidente do Inep, Alexandre Lopes, apresenta detalhes da força-tarefa aplicada para avaliação do resultado do Enem

Sob pressão da sociedade, MEC anuncia adiamento do Enem

 Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) anunciaram, na tarde de quarta-feira (20), o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seria realizado em novembro. Na noite de terça, o Senado já havia aprovado a suspensão das provas em razão da pandemia de coronavírus.

Uma forte mobilização, liderada por entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), vinha ganhando milhares de adeptos nas últimas semanas exigindo a mudança na data das provas sob o argumento de que a manutenção do exame aumentaria ainda mais a desigualdade entre estudantes, em função da suspensão das aulas ou da aplicação de ensino à distância pelos estados e municípios, como medida para enfrentar a covid-19.

Na votação no Senado, parlamentares destacaram que, com o ano letivo comprometido para milhões de estudantes por causa da pandemia, o desafio do ensino a distância para diversas escolas, a falta de estrutura da rede pública e a dificuldade de reposição das aulas, o adiamento das provas se fazia necessário.

Na nota divulgada em suas redes, o MEC afirma que decidiu pelo adiamento da aplicação do exame nas versões impressa e digital e que as datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.

https://twitter.com/inep_oficial/status/1263181694586232834?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1263181694586232834&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.sul21.com.br%2Fultimas-noticias%2Fpolitica%2F2020%2F05%2Fsob-pressao-da-sociedade-mec-anuncia-adiamento-do-enem%2F

Fonte: Sul21 Com informações da Agência Brasil

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo