Rede de Atendimento à covid-19: saiba onde ir em cada caso

Próximo de completar dois meses do primeiro caso confirmado, Pelotas que hoje tem 50 confirmações contabilizadas e nenhuma morte pelo novo coronavírus vem desde janeiro organizando uma rede de atendimento à Covid-19 para receber pacientes adultos e pediátricos. Atualmente, o Centro Covid, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a UPA Areal são locais de referência para orientar e encaminhar casos suspeitos.

Para crianças, menores de 12 anos, o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais, o Centro Covid, localizado na Avenida Bento Gonçalves, 4590, é o local adequado para receber os pequenos pacientes. Com 10 leitos normais e cinco Unidades de Terapia Intesiva (UTIs) pediátricas, em menos de um mês, o Centro foi procurado por famílias de, aproximadamente, 200 crianças.

Além de leitos e UTIs pediátricas, o Centro Covid também conta com 11 leitos de enfermaria para adultos e seis UTIs adultas, entretanto, o espaço só será utilizado por pacientes adultos quando o hospital referência para a doença, o Hospital Escola (HE) da UFPel, estiver com a capacidade máxima utilizada. Até a tarde desta terça-feira (19), o HE tinha três pessoas internadas na UTI: dois aguardando resultado e um positivo. O total de leitos para terapia intensiva é de 20.

Todo paciente encaminhado para o hospital de referência, deve passar pela UPA Areal, onde os profissionais de saúde estão preparados para atender adultos (e crianças a partir dos 12 anos) com sintomas do novo coronavírus e com sinais de gravidade, como falta de ar. Aquele que tiver quadro de síndrome gripal sem sinais de gravidade pode procurar a UBS do seu bairro apenas pelo turno da manhã, das 8h às 12h. A divisão em turnos tem como objetivo evitar o contato de pessoas com e sem sintomas e, consequentemente, uma possível propagação do vírus.

ATENDIMENTO DE CASA

Outras duas ferramentas da Prefeitura de Pelotas que possibilitam atendimento sem sair de casa é a teleconsulta e o assistente virtual “Dra. Vida”. A primeira permite que a população tenha contato com profissionais da saúde, por telefone, para ter orientação sobre quando procurar a UPA e como realizar isolamento. Em atividade há pouco mais de um mês, a Central de Teleconsulta já atendeu cerca de 900 pessoas pelo número 0800 6485 319. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Já o robô virtual, nomeado de “Dra. Vida”, operando há 50 dias, já atendeu 732 pessoas que responderam ao questionário virtual. O chatbot pode ser acessado pela aba “Atendimento Online” no site.

ONDE IR EM CADA CASO:

Crianças com até 12 anos de idade incompletos com sintomas gripais – Centro Covid – 24h – Avenida Bento Gonçalves, 4590

Adultos e crianças a partir dos 12 anos completos com sintomas gripais – UPA Areal – 24h – Avenida Ferreira Viana, 2231

Adultos e crianças com sintoma leves – UBSs no período da manhã (8h às 12h)

Esclarecimentos de dúvidas sobre o novo coronavírus – Teleconsulta – fone 0800 6485 319 de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Foto: Carlos Queiroz – DP

Fonte: Diário da Manhã

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo