Terceiro caso de coronavírus é confirmado em Pelotas

É o primeiro exame analisado por um laboratório da rede privada, credenciado pelo Ministério da Saúde

O terceiro caso de coronavírus em Pelotas foi confirmado na terça-feira (30) pela Vigilância Municipal em Saúde. A coleta foi feita em um pronto atendimento de um serviço privado e analisada por um laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde (MS), sendo o primeiro caso a não precisar da contraprova do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS).

De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica, Ana Alice Maciel, a terceira pessoa com exame confirmado para o novo coronavírus é um homem de 55 anos que viajou para São Paulo neste mês. “Ao retornar ele sentiu os sintomas indicados para Covid-19 e resolveu procurar atendimento médico. Está em isolamento domiciliar e passa bem”, relata Ana Alice.

Por ter sido um exame confirmado por um centro de análise privado, mas autorizado pelo MS, esse caso não faz parte das 113 notificações suspeitas encaminhadas para o Lacen.

Outros casos confirmados

A idosa de 71 anos, primeiro caso confirmado de Covid-19 em Pelotas, concluiu o período de quarentena indicado para pessoas que apresentam quadro estável da doença. Ela passa bem e permanece em isolamento domiciliar. O homem de 70 anos permanece internado em um hospital particular em Porto Alegre.

Laboratórios privados

Desde o dia 28 de março, cinco laboratórios da rede de saúde privada do Estado estão autorizados a liberar resultados de exames para o novo coronavírus. “Isso quer dizer que não precisam enviar o material para contraprova do Lacen, já que se enquadraram em uma série de regras do MS que autorizam a autenticação e a liberação do resultado das análises”, explica Ana Alice.

Todas as pessoas que tiverem plano de saúde, podem procurar esses serviços ao apresentarem sintomas de possíveis viroses gripais, inclusive coronavírus. Em caso de necessidade de exame, o procedimento pode ser feito em rede privada. Se o laboratório está credenciado pelo MS, não será necessária contraprova, caso contrário, o resultado será encaminhado ao Lacen antes de ser divulgado. Todos as análises positivas são informadas para a Vigilância Epidemiológica do município.

No site exclusivo sobre o coronavírus em Pelotas, pelotas.com.br/coronavirus, criado pela Prefeitura, você pode acessar todas as informações e boletins atualizados do município.

Com informações Diário da Manhã

Foto: Divulgação/Prefeitura de Pelotas

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo