Valorização dos empregados da Caixa em pauta

A CEE (Comissão Executiva dos Empregados) questionou a direção da Caixa, na negociação da última quarta-feira (15/01), sobre o modelo de reestruturação na rede apresentado aos superintendentes em dezembro, sem a discussão prévia com a representação dos trabalhadores sobre os impactos do processo na vida funcional, em desacordo com a cláusula 48 do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

É grande a preocupação dos bancários que desempenham funções que, de acordo com o modelo apresentado, são mais afetadas, incluindo algumas que correm risco de extinção, como a de Gerente GOV/Social e Tesoureiro. 

A Caixa argumentou que existe necessidade de mudança, mas que não havia nada definido. Para o banco, o processo é necessário para adequar a estrutura ao novo modelo que a direção da empresa propõe. 

Outra pauta debatida foi o fim das funções por minuto como forma de realizar o provimento ordinário das funções de caixa, tesoureiro e avaliador. O banco respondeu que não tem perspectiva de retorno da nomeação efetiva para as funções de caixa e de tesoureiro.

O modelo de PSI (Processo de Seleção Interna) foi alvo de protesto, já que prevê o uso da GDP como parâmetro e exclui os empregados que retornam de licença médica e maternidade.

A Caixa disse que no caso de empregadas em licença maternidade seria facultado a utilização da nota do ciclo anterior. Em relação aos empregados que retornam de licenças médicas, a avaliação seria feita caso a caso. 

Questionado sobre a data em que o resultado da GDP seria conhecido, o banco respondeu que seria a partir da divulgação do balanço, cuja previsão é abril. A Caixa insiste que a GDP é um item estratégico e será mantida, mesmo com a CEE cobrando o seu fim. 

Bônus e jornada

A CEE cobrou, ainda, o fim do bônus Caixa no modelo proposto ou a extensão para todos os bancários. Isso poque esta medida reduz o pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). O banco, no entanto, afirma que o mecanismo é aplicado de acordo com a estratégia da empresa e é direcionado a determinadas funções.

A comissão também exigiu o pagamento das horas extras dos gerentes gerais e o fim de jornadas que ultrapassam as 44 horas semanais. Segundo a Caixa, não haverá controle.

Os bancários solicitaram que a saúde dos trabalhadores seja tema de novas reuniões, a fim de que sejam definidos parâmetros para os gerentes gerais, visando garantir condições de trabalho adequadas.

Com informações Sindicato dos Bancários da Bahia

Posts Relacionados

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo