Eduardo Leite recua e mantém parcelamento do IPVA para 2020

O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou, na manhã desta terça-feira (5), que o calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o próximo ano voltará a ser o mesmo aplicado em 2019. Assim, diferentemente do que havia sido divulgado pelo governo na segunda-feira (4), os contribuintes poderão quitar o IPVA até abril – e não mais em janeiro –, com possibilidade de desconto de 3% pela antecipação do pagamento em dezembro, além de 3%, 2% e 1%, respectivamente, para quem pagar em janeiro, fevereiro e março.

O anúncio do recuo foi feito após um café da manhã com deputados e líderes da base aliada. Eduardo Leite disse que o recuo não foi causada pela pressão causada pelo anúncio feito na segunda. “Nossa atitude não é pela pressão, é por sermos um governo que acompanha as reações, as escutas, e não se enclausura nas suas decisões. Portanto, diante das manifestações dos nossos deputados, estamos revendo nossa posição e voltaremos a discutir o tema no próximo ano, para discussão na Assembleia Legislativa”, afirmou o governador. Leite anunciou, por outro lado, que outras medidas que podem resultar em aumento de impostos deverão ser debatidas em 2020:

“Ano que vem estaremos discutindo, com os deputados, a questão do ICMS, que não é simplesmente retornar às alíquotas anteriores nos itens que estavam majorados. É termos uma nova política tributária, que vai envolver as isenções fiscais e vamos ter a oportunidade de discutir o próprio IPVA”, assinalou.

O anúncio feito por Eduardo Leite na segunda-feira causou forte reação na própria base do governo na Assembleia e em entidades empresariais, como a Federasul, que divulgou uma nota de repúdio ao anúncio da suspensão do parcelamento e descontos normalmente concedidos para pagamento do IPVA. A intenção do governador de antecipar a entrada de recursos do IPVA durou menos de 24 horas.

Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Fonte: Sul 21 Com informações da assessoria de comunicação do Palácio Piratini.

Posts Relacionados

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo