Centrais sindicais entregam manifesto de apoio a Haddad

Candidato do PT é o que mais se alinha com a defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras, diz documento assinado por sete presidentes de centrais; para presidenta do Sindicato

Os presidentes de  sete centrais sindicais entregaram ao candidato à Presidência da República Fernando Haddad (PT) um manifesto de apoio à sua eleição, na tarde de quarta-feira 10, em São Paulo. Os sindicalistas reforçam que o petista é o que melhor representa a defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e do fortalecimento da democracia neste momento tão delicado que o país atravessa.

Para o presidente da CUT, o bancário Vagner Freitas, defender Haddad na Presidência da República é resguardar os direitos trabalhistas e a soberania nacional. Freitas destaca que Jair Bolsonaro (PSL) defende o projeto dos patrões e de Temer, contrário à classe trabalhadora.

“Os trabalhadores e trabalhadoras viveram o seu melhor momento no governo Lula, e Fernando Haddad vai ao encontro do mesmo projeto do ex-presidente, que é o da criação de empregos e a carteira de trabalho assinada”, defende Vagner. “Já o candidato do PSL aprovou a terceirização e a reforma trabalhista. Por isso, eu e os demais presidentes das centrais defendemos Haddad na Presidência da República.”

O ato de apoio ao candidato do PT, intitulado “Movimento Sindical em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores e da Democracia”, ocorreu com a presença de Haddad e da candidata à vice, Manuela D’Avilla (PCdoB), no bairro da Liberdade, em São Paulo.

“É muito importante que tenhamos neste segundo turno uma candidatura comprometida com os trabalhadores e trabalhadoras, com a democracia e com os direitos individuais, civis e políticos. Esse é um momento histórico e cada um tem a responsabilidade de votar de acordo com o melhor plano de governo para o país. Há um candidato que defende a retomada do crescimento econômico, com geração de empregos e fortalecimento das empresas públicas, entre elas a Caixa e o Banco do Brasil. E uma outra candidatura, contrária à democracia, que quer a continuidade de um projeto neoliberal, privatista e que retira os direitos dos trabalhadores. Não podemos nos omitir”, acrescenta Ivone Silva, presidenta do Sindicato.

        Leia a íntegra do manifesto:

Somente juntos conseguiremos defender a democracia, a soberania nacional e a valorização do trabalho e da classe trabalhadora.

Movimento sindical em defesa dos direitos trabalhistas e da democracia

POR QUE DEVEMOS ELEGER HADDAD?

Em 28 de outubro teremos uma eleição decisiva para o futuro da classe trabalhadora brasileira. De um lado, Fernando Haddad, um candidato comprometido com a democracia, os direitos sociais e a soberania nacional. Do outro, um candidato que encarna o autoritarismo, a desnacionalização da economia e a extinção dos direitos sociais e trabalhistas, com consequências diretas na vida dos trabalhadores e das trabalhadoras, como desemprego, a precarização do trabalho, redução dos direitos e da qualidade de vida.

O programa de governo de Haddad está em sintonia com os interesses da Nação e do nosso povo. Propõe a revogação da reforma trabalhista e da Emenda Constitucional 95, que congelou os investimentos públicos por 20 anos. Propõe a retomada do desenvolvimento e crescimento econômico, com distribuição de renda, inclusão e justiça social e redução do desemprego. Defende o fortalecimento e a valorização da agricultura familiar e do salário mínimo, o combate da precarização do mercado de trabalho, a democratização dos meios de comunicação e uma política externa soberana.

Haddad está comprometido com a valorização das estatais, das empresas e bancos públicos, redução dos juros, isenção do imposto de renda para  trabalhadores e trabalhadoras que ganham até cinco salários mínimos e de impostos para os mais pobres, manutenção da Previdência Social como política pública e a valorização das aposentadorias. O fim das privatizações e a valorização de todo setor energético, com a consequente redução das tarifas de combustíveis, luz e gás, também são compromissos já firmados.

É Fernando Haddad que, eleito, garantirá a mudança que o povo reclama e anseia: educação e saúde públicas de qualidade para toda a população, moradia, segurança, democracia, soberania e bem-estar social.

Por todas essas razões, as centrais sindicais brasileiras estarão unidas neste segundo turno com Fernando Haddad. E com a certeza de que Haddad é o melhor candidato, convocamos a classe trabalhadora e o povo brasileiro a participar da campanha e votar para eleger Haddad o próximo presidente do Brasil

Somente juntos conseguiremos defender a democracia, a soberania nacional e a valorização do trabalho e da classe trabalhadora.

Vagner Freitas, presidente da CUT

Miguel Torres, presidente da Força Sindical

Ricardo Patah, presidente da UGT

Adilson Araújo, presidente da CTB

Antonio Neto, presidente da CSB

José Calixto Ramos, presidente NCST

Edson Índio, secretário-geral da Intersindical

São Paulo, 10 de outubro de 2018

Redação Spbancarios com informações da CUT

Foto: Ricardo Stuckert

Posts Relacionados

Leave a Reply

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo