Hoje (3/10) é o Dia Nacional da Agroecologia

 

Uma lei sancionada no final de dezembro d e2017 instituiu o dia 3 de outubro como o Dia Nacional da Agroecologia. Em parceria com os estados, municípios e entidades, a legislação determina que o governo deve promover campanhas de esclarecimento da população sobre o tema e a produção orgânica.

A engenheira agrônoma e pioneira no manejo ecológico do solo, Ana Privavesi, também ganhou uma homenagem na lei publicada. O Prêmio Nacional de Agroecologia leva seu nome e deve premiar organizações e pessoas da sociedade civil, parlamentares e autoridades públicas que se destacarem no desenvolvimento da agroecologia e da produção orgânica e no seu apoio.

Quem foi Ana Primavesi

Nascida na Áustria, em 1920, a engenheira ambiental Ana Maria Primavesi, hoje aposentada, foi professora da Universidade Federal de Santa Maria. Fundadora da Associação da Agricultura, Ana é autora de diversos livros, dentre os quais aquele que é considerado a obra de referência nas ciências agrárias, “Manejo ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais”. Durante sua brilhante carreira, recebeu diversos prêmios como o One World Award do International Federation of Organic Agriculture Movements, além de títulos doctor honoris causa em diversas universidades brasileiras.

Com informações do Globo Rural e do Blog do Padre Pedro

Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo

Posts Relacionados

Leave a Reply

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo