Agosto é o mês dos bancários: momento de luta e celebração

Em comemoração os 85 anos do Sindicato, categoria se reúne, dia 31 de agosto, para participar da tradicional Festa dos Bancários

O Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região se orgulha de estar há mais de oito décadas trabalhando em prol dos interesses da categoria. Desde 1933, esta entidade sindical cumpre o seu dever de representar os bancários dos 10 municípios da Zona Sul do estado, assegurando conquistas como: o 13º salário, a cesta básica, o vale refeição e a participação nos lucros dos bancos.

Ao completar 85 anos de atividades, sempre visando o respeito aos direitos fundamentais dos trabalhadores, a principal tarefa do Sindicato, nesses tempos de retrocesso, tem sido a exigência do cumprimento dos princípios constitucionais que devem nortear as relações de trabalho em nosso país, colocando o ser humano acima do interesse de mercado e da lógica nociva do capital.

O Sindicato conta com serviços de assistência jurídica e de saúde, possibilitando aos seus associados todo apoio necessário para superar as adversidades do mundo do trabalho. Além disso, procura fomentar a cultura local e a formação política, sendo um dos mantenedores da Rádio Comunidade FM de Pelotas – 104.5.

28 de agosto, dia do bancário
Uma greve histórica que durou 69 dias, em 1951, tornou-se referência para a data de aniversário da categoria bancária. Mesmo reprimidos pela polícia e boicotados pela mídia, os bancários lutavam por reajuste de 40%. A resistência foi, sobretudo, dos bancários da capital paulista, onde já se concentrava a maioria dos trabalhadores do setor financeiro. Por fim, a decisão final coube à Justiça, que concedeu 31% de aumento após rever os cálculos da inflação.

A grande mobilização de 1951 se tornou um marco na história da categoria bancária e resultou na criação de vários sindicatos pelo Brasil. Desde então, comemora-se o Dia do Bancário em 28 de agosto.

Festa dos Bancários

Para comemorar os 85 anos do Sindicato – e também a passagem do Dia do Bancário – está sendo promovida mais uma edição da já tradicional Festa dos Bancários. O evento, que conta sempre com grande participação da categoria, será realizado no dia 31 de agosto, 20h30min, no Clube Brilhante. Com direito à buffet livre e animação da Banda Hawai, os ingressos podem ser adquiridos na sede do Sindicato – rua Tiradentes, 3087, das 9h às 17h, pelo valor de R$ 40,00.

Impresnsa Seeb Pelotas com informações da Contraf-CUT

Posts Relacionados

Leave a Reply

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo