Desmonte dos públicos prejudica toda a nação

Não se deixe enganar. Os bancos públicos são fundamentais para a vida de todo cidadão brasileiro, portanto desmontá-los para privatizar é uma perda irreparável à nação. A atuação das instituições vão muito além da gestão dos programas de inclusão social, responsáveis por retirar mais de 30 milhões da pobreza entre 2004 e 2014.

A política de juros adotada por Banco do Brasil, Caixa e BNDES foi essencial por estancar os efeitos da crise financeira mundial de 2008. A decisão do governo em reduzir as taxas, estimulou o mercado interno, mantendo-o aquecido e gerando emprego formal. O Brasil cresceu, enquanto grandes potências mundiais ficaram vulneráveis.

Mas, não é só isso. BB e Caixa respondem por 53,1% do total de crédito no país, 82,1% do financiamento imobiliário e 75% do crédito agrícola. São os bancos mais presentes nos municípios brasileiros, responsáveis pela geração de 41,7% do total de empregos no setor. Financiam obras de infraestrutura urbana, saneamento básico, saúde, educação. Atuam em áreas que os privados nunca vão atuar. Por tudo isso, a luta em defesa das estatais deve ser de toda sociedade.

Fonte: SBBA

Posts Relacionados

Leave a Reply

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo