Comando reafirma renovação de acordo coletivo e busca avanços em cláusulas que abrangem todos os banrisulenses

Duas cobranças específicas marcaram a terceira mesa de negociação do Banrisul, ocorrida nesta quarta-feira (15), na sede da Fetrafi-RS, em Porto Alegre. O Comando cobrou uma resposta à garantia das conquistas dos banrisulenses, sinalizada como renovação de acordo, enquanto um novo não é assinado, na mesa anterior pela diretoria. Cobrou também uma parte do compromisso que não foi cumprido pelo banco.

Na segunda reunião, de 10/8, os negociadores do Banrisul ficaram de fazer contato com a assessoria jurídica dos bancários e enviar redações de propostas de cláusulas para serem avaliadas. Lembre-se que o banco reclamou da reforma trabalhista, mais precisamente da insegurança jurídica legada pela Lei 13.467, cujo espírito é o negociado sobre o legislado o que confere um caráter de lei aos acordos coletivos, mas apresentou apenas uma proposta de banco de horas sem mencionar compromisso em renovar o acordo coletivo específico 2017/2018. Voltou a falar em esperar a Fenaban.

O banco apresentou uma proposta de Banco de Horas, que o Comando irá estudar e trazer argumentos ao debate desse tema em uma nova reunião marcada para a próxima quarta-feira, 22/8. O Comando orienta os banrisulenses a ficarem atentos às mesas, aos chamados às mobilizações e a participarem do processo de decisão sobre os futuro dos seus direitos.

“Nós pressionamos muito sobre a necessidade da renovação total do acordo específico, mas ainda não foi dessa vez.  Embora a pauta de reivindicações dos banrisulenses tenha sido discutida, na mesa, e abordados alguns destaques, o banco ficou de dar resposta na próxima rodada. Como já prevíamos, o banco segue esperando a Fenaban para dar a sua resposta definitiva sobre as pautas”, explica Rafael Silva, diretor do Sindicato, que esteve participando da negociação ao lado das diretoras Raquel Oliveira e Denise Falkenberg Correa.

Saiba quais os pontos apresentados e debatidos que abrangem os Banrisulenses

> Renovação do Acordo Coletivo de Trabalho.

> Não terceirizar a atividade-fim realizada pelos Banrisulenses.

> Todos os empregados terão acesso à taxa de juros reduzidas em todas as linhas de crédito, abaixo das menores taxas praticadas pelo banco no cheque especial e consignado.

> Amento de 50% do número de promoções em relação aos atuais padrões do Banrisul

> O Banrisul se compromete em assumir o pagamento do salário do empregado que tiver alta do INSS mas que continue incapacitado de voltar ao trabalho conforme atestado médico.

> Os processos seletivos internos para funções comissionadas deverão ser feitos por provas objetivas, com inscrições abertas a todos os colegas. Os processos de descomissionamento, ascenso e descenso também devem ter critérios transparentes e bem definidos.

> O Banrisul dotará as instalações de seus estabelecimentos (agências, postos de atendimento) de condições adequadas e eficientes de segurança contra roubos, sequestros e extorsões, tendo como objetivo a proteção à vida dos trabalhadores bem como dos usuários dos bancos. Também irá garantir a integridade física e psicológica dos trabalhadores.

> Esses e outros temas estiveram em discussão durante a terceira mesa de negociação com a diretoria do banco.

Calendário de mobilização dos Banrisulenses

15/6: Entrega da pauta de reivindicações específica dos Banrisulenses à diretoria do Banrisul na DG em Porto Alegre.

6/8: Primeira mesa de negciação entre o Comando Nacional dos Banrisulenses e a diretoria do Banrisul.

10/8: Na segunda mesa de negociações entre Comando Nacional dos Banrisulenses e a diretoria do banco, há avanços na negociação. Participação dos Banrisulenses no Dia do Basta tira diretoria da zona de conforto. Tom da direção muda e assinatura de pré-acordo é sinalizada.

15/8: Terceira mesa de negociação entre o Comando Nacional dos Banrisulenses e a diretoria do Banrisul debate urgência em renovar acordo coletivo anterior. Comando apresenta destaques para negociar como avanços a um novo acordo coletivo específico para os Banrisulenses.

17/8: Comando Nacional dos Bancários volta à mesa com a Fenaban para sétima rodada de negociações em São Paulo.

Com informações da Assessoria de Imprensa SindBancários

Posts Relacionados

Leave a Reply

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo