Maioria dos brasileiros defende o SUS

 

O governo neoliberal de Temer se empenha no desmonte do SUS, a fim de entregar o setor à exploração privada, principalmente de grupos multinacionais. Só este ano, já somam R$ 135 milhões os cortes de recursos que seriam destinados ao Sistema Único de Saúde.

Milhões de brasileiros dependem do SUS, de atendimentos que vão dos serviços mais básicos aos avançados. Não é em vão que, conforme pesquisa Datafolha,   88% da população defendem a manutenção do Sistema Único de Saúde.

Realizada em todo território brasileiro, a pesquisa aponta também que apenas 1% da população é a favor da criação de planos de saúde populares, mais uma manobra do governo para acabar com o SUS.

Outro detalhe, nos últimos dois anos, conforme o Datafolha, 97% da parcela da população que possui plano de saúde privado, por um motivo ou outro, procuraram algum tipo de atendimento do SUS. Até porque, serviços de alta complexidade como os exigidos em casos de câncer, Aids e vários tipos de procedimentos que exigem maiores gastos são feitos pelo Sistema Único de Saúde.

O desafio do SUS continua sendo diminuir o tempo de espera nas filas, na opinião de 54% das pessoas pesquisadas. Por isso, 55% avaliam a saúde pública como ruim ou péssima.

Fonte: SBBA

Posts Relacionados

Leave a Reply

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo