BB de Rondônia tem clima de terror implantado por superintendente

Sindicato recebeu denúncias de assédio moral coletivo no ambiente de trabalho

O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) encaminhou nesta segunda-feira 16/10, o ofício nº237/2017 à Divisão de Coordenação e Apoio às Gepes (DIPES), relatando a gravidade da situação que estaria ocorrendo em todas as unidades do Banco do Brasil, análoga a assédio moral coletivo no trabalho. O problema está sendo causado pela postura truculenta, desrespeitosa e ameaçadora do superintendente do banco em Rondônia, que tomou posse há pouco mais de um mês.

No ofício o Sindicato relata que tem recebido inúmeros relatos de gerentes gerais e de contas/carteiras sobre a postura do novo superintendente do Banco do Brasil em Rondônia, que age de forma caracterizada como abusiva e ofensiva em relação aos subordinados, impondo metas absurdas e irrealizáveis, sendo que, constantemente, cobra por telefone ou mensagens, os resultados, quase sempre de forma agressiva e ameaçadora.

No documento o Sindicato relatou alguns tipos de situações que tornaria o referido gestor um verdadeiro chefe troglodita, como na primeira reunião gerencial quando o novo superintendente fez questão de relatar que a última medida dele, no último dia de trabalho no posto anterior que ocupou, foi descomissionar um gerente por produtividade. Nesta mesma reunião, ele “alertou” sobre a importância de se cumprir as metas sob pena de “degola” e para não deixar dúvidas, ele colocou a mão em posição de continência e a passou pelo pescoço, no clássico gesto que significa “rolar cabeças”.

Outra característica que chama a atenção é de que, diferente de superintendentes anteriores, este cobra não só os gerentes gerais, mas liga diretamente para os gerentes de carteiras, fazendo a mesma pressão agressiva e desrespeitosa. Além disso, já virou “folclore de terror” entre os gerentes, as visitas que o superintendente faz às agências, onde vistoria desde o capacho (tapete na entrada) até a limpeza e organização das unidades, não raro chamando ainda a atenção do gerente na frente de todos, em alto e bom som.

O SEEB-RO destaca que existem inúmeros outros relatos, sendo que alguns não foram colocados no ofício para evitar uma possível identificação e retaliação das fontes. O Sindicato alerta à DIPES para que tome imediatas providências para coibir e eliminar esse clima de terror implantado recentemente em Rondônia, caso contrário estas denúncias serão levadas ao Núcleo Pró-dignidade da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e imprensa.

Como estamos na era da tecnologia, onde quase tudo fica registrado, há inúmeros áudios, print’s e até vídeos que comprovam essa atuação abusiva do novo superintendente, mas os gerentes tem receio de passar pelo risco de eventual identificação. Mas, certamente, quando esse novo gestor iniciar a prometida “degola”, muita coisa deverá surgir, inclusive nas redes sociais.

Fonte: Seeb Rondônia

Posts Relacionados

Leave a Reply

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo