Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos será nesta segunda-feira (9)

Na próxima segunda-feira (9), os bancários de todo o Estado do Rio Grande do Sul têm encontro marcado para o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos. O encontro será em Porto Alegre, na sede da Fetrafi-RS – rua Fernando Machado, 820 -, às 18h30.

Instituições como BNDES, Banrisul, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil (BB) sofrem com o processo de reestruturação promovido pelo governo Temer (PMDB). Em relatório divulgado no mês de maio, somente o BB já havia fechado 551 agências e cortado 10 mil postos de trabalho.

O sucateamento dos bancos públicos faz parte da retomada do neoliberalismo, no Brasil,  cujo discurso, alardeado pela mídia, é de que a única saída para a crise econômica é retirar cargos e diminuir postos de trabalho. O receituário que está sendo seguido à risca pelos governos Temer e Sartori esteve direcionando a economia nacional também nos anos 90 e ocasionou o aumento do endividamento dos estados.

A experiência recente mostra que não há emprego se não houver uma política de crédito que possa fomentar a economia nacional, sobretudo nesse momento de crise. Os agricultores familiares, por exemplo, só conseguem obter crédito graças aos bancos públicos regionais, já que os bancos privados oferecem financiamentos com juros muito altos.

Seeb Imprensa Pelotas

 

Posts Relacionados

Leave a Reply

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo