Quinta-feira (07/09) é dia de Grito dos Excluídos

O dia da Independência do Brasil, 7 de setembro (quinta-feira), é a data escolhida para a realização da manifestação popular “Grito dos Excluídos”, que terá atividades em diversas localidades do Brasil.

Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Fortaleza terão atividades organizadas por igrejas, sindicatos e movimentos populares contra os retrocessos e abusos do Estado.

Há mais de dez anos organizando o Grito do Excluídos em São Paulo, a CMP, Central dos Movimentos Populares, espera reunir cerca de 10 mil pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo. O coordenador geral da organização, Raimundo Bonfim, fala sobre expectativa do ato:

“Agora dia 7, a periferia, o povo mais pobre vai levar as panelas para as ruas e demonstrar que agora, de fato, as panelas estão vazias com desemprego, miséria, com fome, com cortes”, diz.

O Grito dos Excluídos traz em sua concepção a denúncia da estrutura opressiva e excludente da sociedade e do sistema neoliberal, fatores que, de acordo com a definição do ato, negam a vida e impede de sonhar.

A mobilização foi idealizada em 1994 e teve sua primeira edição em 1995: “Diferente de 1994, a situação do desemprego, exclusão social, é muito semelhante, mas agora tem um componente novo que é o ataque aos direitos trabalhistas e previdenciários e o congelamento de recursos nas áreas sociais”.

Fonte: Brasil de Fato

 

Posts Relacionados

Leave a Reply

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo