Setembro Amarelo previne contra o suicídio

No Brasil, o número de pessoas que tiram a própria vida vem crescendo ao longo dos anos. A estimativa é de 32 mortes por dia, dado superior ao de vítimas da AIDS e câncer. Entre 2002 e 2012, o índice aumentou 34%. Entre adolescentes, a elevação é de 40%, segundo o Mapa da Violência.

No mundo, mais de 20 mil pessoas cometem suicídio diariamente. Quase 1 milhão se matam por ano. É uma morte a cada 40 segundos. O número é maior do que o de homicídios e conflitos civis somados.

Mas, há uma esperança no combate ao problema silencioso. Nove em cada 10 casos podem ser prevenidos, segundo a Organização Mundial da Saúde. É justamente para isso que chama atenção o Setembro Amarelo. O Sindicato dos Bancários da Bahia apoia a campanha que este ano tem como tema “Falar é a melhor opção”.

Desde 2014, ocorre o Setembro Amarelo, criado como forma de prevenção e fomentar debates sobre ao suicídio no Brasil. O período foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Durante todo o mês, espaços públicos e privados são decorados com a cor amarela.

Fonte: Seeb Bahia

Posts Relacionados

Leave a Reply

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo