19ª Conferência Estadual dos Bancários mobiliza categoria

A Campanha Nacional dos Bancários terá uma nova dinâmica em 2017. Com as cláusulas econômicas já definidas pela Convenção Coletiva 2017/2018, os bancários partirão para luta contra os retrocessos das reformas impostas pelo Governo Temer; em defesa do emprego e por eleições diretas já.

As deliberações foram aprovadas por consenso pela 19ª edição da Conferência Estadual de Bancários (as), realizada neste sábado pela Fetrafi-RS, na sede da entidade, em Porto Alegre.

A mesa de abertura da Conferência, integrada pelos diretores da Fetrafi-RS, Denise Corrêa, Maristela Rocha e Juberlei Bacelo; pelo presidente do SindBancários, Everton Gimenis; pelo diretor da Contraf/CUT, Mauro Salles Machado e pelo presidente da CUT/RS, Claudir Nespolo.

Os dirigentes sindicais salientaram que a categoria bancária sempre foi protagonista nas lutas por direitos trabalhistas e sociais e em defesa da democracia. Para os sindicalistas, é preciso mobilizar bancários e bancárias e instigar o diálogo com o conjunto da sociedade contras as reformas, que estão sendo votadas a toque de caixa, impondo o aprofundamento da política neoliberal. Vale lembrar que a reforma trabalhista consiste na retirada sumária de direitos, no enfraquecimento das categorias e dos sindicatos e na destruição da Justiça do Trabalho.

Na avaliação do diretor de comunicação do Sindicato dos Bancários de Pelotas Região, Luiz Diogo, o encontro foi muito importante, pois evidenciou que é preciso estabelecer um diálogo, junto à categoria, que seja capaz de construir a resistência popular. “A Conferência contribui para definir as estratégias de manutenção do emprego bancário e da luta por melhores condições de trabalho, em um momento de muitas incertezas para os trabalhadores brasileiros”, destacou.

Outro tema importante, aprovado na Conferência, foi a mobilização para combater os ataques às empresas públicas – como a Caixa, o Banco do Brasil e o Banrisul -, que estão sendo sucateadas pelos governos Temer e Sartori (no caso do Banrisul) com intuito de privatizá-las.

Disputa de consciência

No final das manifestações da mesa de abertura, foi apresentado o Canal do Cidadão Intrigado. Trata-se de uma campanha voltada para o despertar de consciência dos trabalhadores, quanto aos retrocessos postos em prática pelo Governo Temer e sua base aliada no Congresso. Para ter acesso aos vídeos do canal clique aqui.

Com informações da Comunicação/Fetrafi-RS e edição Seeb Imprensa Pelotas

Posts Relacionados

Leave a Reply

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo