Quarta-feira, 08 de Setembro de 2010
Santander
Santander estuda emissão de ações no Reino Unido e nos EUA, diz jornal

O banco espanhol Santander considera, após o lançamento bem sucedido de ações na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), um movimento parecido nos mercados financeiros do Reino Unido e dos Estados Unidos, segundo fontes próximas ao negócio ouvidas pelo diário financeiro britânico "Financial Times" ("FT").

Segundo as fontes, o banco começou a discutir a possibilidade de uma emissão de ações de sua divisão no Reino Unido neste ano. No ano passado, em uma operação histórica --a maior já registrada na Bovespa--, o Santander levantou R$ 14 bilhões com sua oferta pública de ações. A emissão recorde foi também uma das principais realizadas no mercado mundial no ano passado.

A empresa, diz o "FT", estaria se preparando também para uma possível emissão da divisão Sovereign Bancorp, nos EUA, em 2011 ou 2012.

Na semana passada, o grupo Santander Brasil apresentou um lucro líquido de R$ 5,508 bilhões referente a 2009, um aumento de 40,8% sobre os resultados de 2008.

O presidente do Santander, Emilio Botín, disse então que a possibilidade de emissão de títulos "não está prevista no momento", segundo o "FT". Segundo o diário, o banco foi procurado por instituições de investimento interessadas em ajudar a planejar e financiar uma expansão no Reino Unido.

"Como outros bancos internacionais atingidos pela crise econômica global, o Santander, maior banco da zona do euro em valor de mercado, busca elevar seus ganhos de capital em suas divisões internacionais para aumentar sua base", diz o "FT". "Uma venda parcial através de um IPO [oferta inicial de ações, na sigla em inglês] em suas operações no Reino Unido (...) seria uma forma de levantar fundos e compensar a fraqueza no mercado espanhol."

da Folha Online


Adicionada em 08/02/2010 16:43:28
Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região
Rua: Tiradentes, 3087 - Pelotas - RS
Telefones: (53) 32254066 / (53) 32254108