Sindicato se faz presente na 1º Conferência Municipal de Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional

O evento contou com a presença dos diretores Leandro Ramos, César de Melo e Raquel Gil de Oliveira, que é também diretora da Federação

Acompanhando o início do processo de constituição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (COMSEA), diretores do Sindicato dos Bancários de Pelotas estiveram participando, na última segunda-feira (19), da 1º Conferência Municipal de Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional. Em todo o estado, apenas 33 municípios possuem o referido Conselho.

O principal objetivo do COMSEA é debater o acesso à alimentação de qualidade, livre de agrotóxicos, envolvendo produtores rurais, feiras agroecológicas, consumidores e instituições que se envolvem neste tipo de discussão, como é o caso do Sindicato dos Bancários.

Nos dias 16, 17 e 18 de outubro, em Porto Alegre, irá ocorrer a Conferência Estadual, mesmo sem a garantia de que ocorra um encontro à nível nacional, já que o governo Bolsonaro extinguiu o Conselho Nacional, por meio de medida provisória, e mesmo com a reversão da decisão, em maio deste ano, por iniciativa de uma comissão mista, no Congresso Nacional, vinculando o Conselho ao Ministério da Cidadania, o governo tratou de vetar a recriação do Conselho Nacional, por meio da Lei 13.844/19, que reorganiza diversas estruturas do governo federal.

“O governo não tem nenhum interesse que estas discussões avancem, já que chegou ao escárnio de dizer que não existiria fome no Brasil”, ressalta o diretor Leandro Ramos, funcionário da Caixa, que acompanhou as discussões do encontro. Ele ressalta que a criação e atuação do Conselho, nos municípios, é uma forma de pressionar o governo e reagir a esta medida irresponsável, que visa apenas atender os interesses do agronegócio.

Seguindo a mesma linha de raciocínio do colega da Caixa, Raquel Gil de Oliveira, funcionária do Banrisul e diretora da Fetrafi-RS, alerta para a importância de se fazer esse debate junto ao conjunto da sociedade. “Como estamos vendo, nos noticiários, Bolsonaro não quer que se fale em fome no país, mesmo esta sendo uma realidade dura e que deve ser enfrentada”, disse.

Sindicato também estará representado à nível estadual

Durante o encontro, foram eleitos 12 delegados, sendo oito de diversas representações da sociedade civil organizada e quatro de representações governamentais. Os escolhidos irão representar a cidade de Pelotas no encontro estadual. A diretora Raquel Gil de Oliveira foi uma das delegadas eleitas e estará representando não apenas o Sindicato dos Bancários de Pelotas, mas também a Fetrafi-RS, na reunião do Conselho Estadual.

Dividido em três eixos da alimentação – produção, comercialização e consumo de alimentos agroecológicos -, o Conselho visa reforçar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), hoje fora da prioridade do governo. “Estamos discutindo questões relacionadas à qualidade da alimentação e ao aumento substancial do índice de pobreza e de miséria, no Brasil, nos últimos anos”, reforçou Raquel. Ela lembra que, antes do período de retrocessos que estamos enfrentando, desde o golpe que retirou a presidente Dilma da presidência da República, as conquistas, nesta área, que foram reconhecidas internacionalmente, deram lugar a uma queda brusca na qualidade de vida das camadas sociais mais baixas, atingindo a qualidade alimentar e nutricional da população.

Seeb Imprensa Pelotas

Posts Relacionados

Leave a Reply

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo