Comando Nacional dos Banrisulenses reforça defesa do Banrisul

Tendo como mote a defesa do patrimônio público e a consequente necessidade de conscientizar a população sobre a política de privatização que esta em curso no nosso estado e no país, os banrisulenses estiveram reunidos nesta terça-feira, dia 25 der junho, na sede da Fetrafi-RS, em Porto Alegre, para participarem da reunião do Comando Nacional do Banrisul.

As recentes intenções na venda das ações do Banrisul que podem reduzir a participação do estado de 49,39% do capital total da instituição para 25% corroboram com a afirmação de que a nova diretoria foi escolhida para conduzir a privatização. A questão do reajuste salarial que será concedido ao presidente e aos diretores, de cerca de 70%, também foi ponto de pauta.  Além disso, segundo relatos durante a reunião, os Programas de Demissão Voluntária e a substituição de funcionários por estagiários, o que vem se crescendo principalmente no interior do estado, vêm sucateando as agências e precarizando os serviços do Banco.

Para o diretor do Sindicato dos Bancários de Pelotas, Rafael Silva, que é funcionário do banco, e esteve presente no encontro, “a nomeação dos cargos de chefia, por parte do governo, é um forte indicativo de que o processo de privatização do banco está sendo acelerado. A lógica com a qual os novos gestores estão acostumados é a mesma dos bancos privados, baseada no índice de eficiência, onde procura-se aumentar o lucro e diminuir as despesas. A minha avaliação é que, partindo dessa lógica, o governo deve começar a fechar agências no interior, tentando reduzir o quadro de funcionários onde não estiver dando lucro, que é uma prática adotada pelos bancos privados” explica.

Como encaminhamentos, o Comando decidiu solicitar oficialmente uma reunião com o novo presidente do banco,  Cláudio Coutinho Mendes, para tratar dos planos para o futuro do Banrisul e a valorização do quadro funcional. Também devem ser produzidos materiais de esclarecimento à sociedade sobre a importância de defender que o Banco do Estado do Rio Grande do Sul permaneça sob controle acionário dos gaúchos e das gaúchas.

Encontros

O Comando definiu uma data para a realização do Encontro Nacional dos Banrisulenses. Deve ocorrer no dia 24 de agosto. Antes disso, no dia 6 de julho, realiza uma reunião estadual, aproveitando a Conferência Estadual dos Bancários e das Bancárias, que será no mesmo dia, na sede da Fetrafi-RS, em Porto Alegre.

Com informações da Fetrafi-RS

Posts Relacionados

Leave a Reply

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo