Debate feminismo negro e as lutas sociais na Universidade Católica

Feminismo-principal
O Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) promove o II Colóquio dos 200 de Marx: o feminismo negro e as lutas sociais. O encontro ocorrerá no dia 03 de abril, às 18h30, na sala 410C do Campus I, localizado na Rua Gonçalves Chaves, 373.

Nesta edição, a proposta é abordar o significado social e político da teoria de Marx para a América Latina. Especialmente, no que diz respeito ao debate sobre feminismo negro partindo das relações de raça e classe frente às condições estruturais do capitalismo dependente.   De acordo com o professor da UCPel, César Augusto Costa, o objetivo do Colóquio é contribuir de forma crítica para o debate do feminismo negro na dinâmica das lutas sociais. Machismo, genocídio, exclusão e violência estarão entre os temas debatidos.

O evento é organizado conjuntamente pelo Grupo de Relações Étnico-raciais e Núcleo de Estudos Latino-Americano do PPG da UCPel. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Interessados em obter certificado de participação devem realizar inscrição na Livraria Vanguarda, (localizada em frente ao Campus I da UCPel), ao custo de R$ 7.

Programação
18h30 – Exibição de documentário

19h15 – Mesa redonda “O feminismo negro e as lutas sociais”, ministrada pelas professoras da UFPel, Georgina Lima Nunes e Fernanda Oliveira da Silva.

Mediação: Grupo de Relações Étnico-raciais e Núcleo de Estudos Latino-Americano (UCPel).

Fonte: UCPEL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *