Bancos em operação no país praticam agiotagem 

 O Brasil tem hoje 64 milhões de pessoas negativadas e outras milhões de pequenas e grandes empresas. Os juros abusivos cobrados pelos bancos são responsáveis por boa parte das dívidas. Enquanto na Europa o máximo cobrado ao consumidor nas compras a prazo é 13% ao ano, no Brasil a média é de 129%.

No mundo, as taxas de juros para pessoa física estão na faixa de 4 a 6% ao ano. Já o brasileiro paga o índice em apenas um mês. O brasileiro se vê em um verdadeiro esquema de agiotagem.

Para se ter ideia, o sistema financeiro tira das famílias e das empresas o equivalente a 16% do PIB (Produto Interno Bruto). Com empresas paralisadas e famílias endividadas, os impostos arrecadados sobre o consumo e produção caem violentamente. Um efeito dominó perigoso, afinal os produtos e serviços utilizados pelas famílias sustentam as pequenas e grandes empresas.

Como se os altos juros pagos pelo povo não bastassem, o sistema tributário regressivo (quem tem menos paga proporcionalmente mais), em vez de corrigir, agrava as injustiças e a incapacidade crescente do Estado investir. Ainda por cima querem agora se apropriar também da Previdência. Tá difícil.

Fonte: SBBA

Posts Relacionados

Leave a Reply

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo