Santander quer extinguir cargos e colocar clientes pra fora das agências

Santander prejudica clientes e expõe funcionários a indignação da população com triagem abusiva por conta de extinção de caixas. Resolução do BC proíbe barrar pagamento de contas na boca do caixa.

Chegam denúncias, principalmente de clientes e usuários de que o Santander iniciou o ano em todo o País a prática de fazer triagem na entrada das agências e recusar o recebimento de contas de concessionárias públicas e boletos de outros bancos na “boca do caixa”.

Isto faz parte de um projeto que será implantado em março com a extinção dos caixas dentro das agências e a unificação de cargos. Cada unidade terá apenas um gerente geral, outro de atendimento e assistentes de atendimento que farão tudo.

O banco também estaria obrigando a todos os funcionários a pagarem do próprio bolso cursos de Certificação Profissional Anbima – CPA 10 e 20.

Banco Central

A resolução do Banco Central nº 3.694/09 proíbe que as instituições financeiras dificultem o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa aos seus clientes e usuários, mesmo oferecendo atendimento alternativo ou eletrônico. A escolha é do consumidor.

Essa prática efetuada pelas instituições financeiras é considerada um abuso. Portanto, os bancos não podem recusar o pagamento de contas, dentro do vencimento, em dinheiro.

Os bancários estão sendo expostos a fúria do público e devem ter consciência de que a falta de clientes dentro das unidades é uma manobra para demitir.

Os clientes devem ser esclarecidos para procurarem o Procon, Cidoc/ Santos e façam denúncias no Banco Central caso a diretoria do Santander continue obrigando os funcionários a barrarem clientes.

Denuncie ao Banco Central pelo fone: 145 ou pelo site: www.bcb. gov.br. Site do Procon: www.procon.sp.gov.br

 

FONTE: SEEB Santos
Foto: Fabiano Couto

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