Secretária do Ministério da Fazenda diz que não privatizar o Banrisul impede acordo do RS com a União

Segundo informações da Rádio Gaúcha, a secretária-executiva do Ministério da Fazenda, Ana Paula Vescovi afirmou, em entrevista ao Gaúcha Atualidade desta quarta-feira (28), que o Banrisul é peça-chave para adesão do Rio Grande do Sul ao regime de recuperação fiscal da União. Para ela, não ter o banco na lista de estatais a serem privatizadas é “impedimento total” para o acordo. “O Banrisul é essencial. Ele é a companhia mais valiosa (do Estado)(vale) cerca de R$ 4 bilhões, mas pode valer mais”, disse.

Durante a campanha, o governador eleito, Eduardo Leite (PSDB), rechaçou a possibilidade de privatizar o banco público, defendendo apenas a venda das estatais gaúchas da área de energia (CEEE, Sulgás e CRM).

Ao Atualidade, Ana Paula falou também sobre as tratativas para adesão do Estado ao acordo. Segundo ela, existem dois pontos principais que não ainda permitiram o acerto. “O primeiro foi estar com o demonstrativo não-ajustado às regras da lei. Esse é o critério de entrada, ele (o governo do RS) não publicou os demonstrativos. A segunda foi de fato o plano de privatizações. O Estado fez sim um esforço nos últimos quatro anos, mas não o suficiente –  enfatizando, mais uma vez, a necessidade de o Banrisul estar no rol das empresas a serem vendidas”.

A adesão do Rio Grande do Sul ao regime de recuperação fiscal foi uma das principais bandeiras da campanha do atual governador, José Ivo Sartori, à reeleição. De acordo com o governo do Estado, a adesão deve resultar na suspensão do pagamento das prestações mensais da dívida com a União por três anos. “Temos um plano: o regime de recuperação fiscal, para que se pare de gastar mais do que se arrecada e se criem condições de continuar arrumando a casa para colocar serviços de qualidade à disposição da sociedade afirmou Sartori, em entrevista a GaúchaZH em 13 de setembro.

Com informações da Gaúcha ZH/RBS

Foto: Gustavo Raniere / Ministério da Fazenda

Posts Relacionados

Leave a Reply

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo