Banco gaúcho que testemunhou a crise de 1929 e a II Guerra completa 90 anos

Implantado em 1928 como banco público de crédito rural e hipotecário, cuja principal atividade era a realização de empréstimos de longo prazo, com garantia hipotecária, o Banrisul completa, hoje, 90 anos de fundação. Foi. Em 1931, após incorporar o Banco Pelotense, a Companhia passou à condição de arrecadadora de tributos do Estado do Rio Grande do Sul.

Capilarizado pelo território gaúcho, tendo prosseguido o seu processo de crescimento e consolidação, incorporou outras instituições financeiras públicas, como o Banco Real de Pernambuco, o Banco Sul do Brasil, o Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul) e a Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários do Estado do Rio Grande do Sul (Divergs). Líder no mercado, alcançou, em 2017, o melhor resultado de sua história, com lucro líquido de R$ 1,05 bilhão, desempenho que vem se repetindo em 2018, quando o primeiro semestre também foi marcado pelo recorde de R$ 505,9 milhões.

Foi o presidente da República à época, Washington Luiz, que assinou decreto federal, em 28 de agosto de 1928, autorizando o funcionamento do Banco do Rio Grande do Sul, sua primeira denominação. Decreto estadual de 6 de setembro do mesmo ano, assinado pelo então presidente gaúcho, Getúlio Vargas, chancelou os estatutos. O início das operações, no dia 12 (seis dias depois), deu-se em salas cedidas pelo Tesouro do Estado, junto à Secretaria Estadual da Fazenda, na Praça Marechal Deodoro, em prédio idêntico ao do Theatro São Pedro, onde atualmente existe o edifício do Tribunal de Justiça.

 

Não se aplica / Acervo Banrisul
Agência de Erechim, inaugurada em abril de 1929Não se aplica / Acervo Banrisul

O secretário Firmino Paim Filho foi o primeiro presidente do banco. De imediato, foram instaladas agências em Pelotas, Bagé, Rio Grande, Caxias do Sul e Novo Hamburgo. Por natural, os anos imediatamente seguintes foram de expansão ao interior do Estado e de afirmação do então BRGS como agente do desenvolvimento estadual, financiando a produção pecuária e agrícola, expandindo sua atuação para a indústria, o comércio e os serviços e aparelhando-se profissionalmente para o desempenho de suas atividades.

 

Não se aplica / Acervo Banrisul
Agência de Bagé, inaugurada em novembro de 1928Não se aplica / Acervo Banrisul

Nesse percurso, sempre recorreu às tecnologias disponíveis de cada época para aperfeiçoar seus serviços, chegando à automatização nos anos 1980 e à condição de banco múltiplo na década seguinte. O pioneirismo tecnológico, que fez com que a organização viesse a ter o primeiro computador implantado no Rio Grande do Sul, vem tendo sequência desde então, especialmente neste novo milênio, também marcado pela abertura de capital (2007), pela expansão dos negócios e pelos desempenhos recordes.

 

Não se aplica / Acervo Banrisul
Primeiro endereço, no térreo do prédio do TJNão se aplica / Acervo Banrisul

O Banrisul se mantém como uma das maiores organizações gaúchas em número de colaboradores, aos quais disponibiliza treinamento constante e possibilidades de expansão profissional. Em paralelo à evolução das vocações econômicas do nosso Estado e do país ao longo do tempo, às quais tem acompanhado, o banco preserva o forte e original vínculo com a economia rural, fomentando o desenvolvimento econômico e social da nossa terra.

Nestes 90 anos, teve 22 mandatos presidenciais e 17 presidentes, com cinco deles ocupando o cargo por duas vezes. Luiz Gonzaga Veras Mota, empossado em 16 de abril de 2015, é o primeiro empregado de carreira do banco a exercer a sua presidência, à frente de uma diretoria igualmente técnica e predominantemente originária dos quadros internos.

Fonte: Gaúcha/RBS

Posts Relacionados

Leave a Reply

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo