Banrisul segue a mesma linha da Fenaban e não garante renovação de acordo específico

Reunidos com a diretoria do Banrisul, nesta segunda-feira, dia 6 de agosto, em Porto Alegre, os bancários só tiveram a confirmação de que o Banco seguiria a mesma linha adotada pela Fenaban, não apresentando nenhuma proposta à categoria e não dando nenhuma garantia de renovação do acordo específico. A Diretora da Fetrafi-RS, Denise Falkenberg Correa, que esteve presente no encontro, ressaltou que o acordo coletivo do Banrisul é uma conquista dos banrisulenses. “Todas as cláusulas e conquistas foram fruto das árduas lutas coletivas. Portanto, é inadmissível a postura do banco de sequer se comprometer com a renovação”, enfatiza.

O negociador do Banrisul, Gaspar Saikoski, afirmou que o banco não tem interesse em retirar nenhum dos direitos assegurados pelos trabalhadores e que se pretende chegar a um acordo, em negociação junto à categoria, antes do dia 31 de agosto – data em que encerra-se o acordo específico dos banrisulenses. Com isso, será preciso aguardar a proposta que deve ser apresentada pela Fenaban nesta terça-feira, dia 7.

De acordo com o diretor do Sindicato, Rafael Silva, que esteve presente na rodada de negociação e é também funcionário do Banrisul, a postura do banco deixou claro que a pauta a ser apresentada estará inserida no contexto da reforma trabalhista. “Essa intransigência segue uma linha política adotada ainda no período em que se organizava as mudanças na legislação trabalhista, atendendo aos interesses dos banqueiros, mesmo que tais mudanças comprometam o atendimento nas agências, ocasionando sobrecarga de trabalho, possíveis demissões e, consequentemente, piora no atendimento prestado à população”, explicou.

A segunda rodada de negociação com o Banrisul está marcada para a próxima sexta-feira, dia 10, às 11h, na Associação dos Bancos do RS (ASBANCOS), no Centro de Porto Alegre. Os banrisulenses estão programando a realização de uma vigília no local. Na quarta-feira, dia 8, está marcada uma assembleia geral, no Sindicato (rua Tiradentes, 3087), a partir das 17h30min, onde será avaliada a proposta da Fenaban. Na oportunidade também será deliberado sobre a participação da categoria no Dia do Basta – dia nacional de luta convocado pelo movimento sindical para o dia 10.

Agenda da negociação com o Banrisul:

8 de agosto (quarta-feira), às 18h – Assembleia no Sindicato para avaliação da proposta da Fenaban e para decidir como será a mobilização para acompanhar a segunda mesa de negociação com o banco.

10 de agosto (sexta-feira), às 11h – Acontece a segunda mesa de negociação com o banco na Associação dos Bancos do RS (Rua dos Andradas, 1.234 – 17º andar – Centro de Porto Alegre).

Com informações da Fetrafi-RS e do Sindicato do Seeb POA

Posts Relacionados

Leave a Reply

This will close in 20 seconds

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo