Cliente paga até 25% a mais por serviço bancário

Fica cada vez mais caro ultrapassar o limite disponível para o mês na realização de saques e transferências entre contas do mesmo banco e retirar extratos. Os clientes sofrem com aumentos absurdos, apesar dos péssimos serviços, enquanto os cofres das organizações financeiras só engordam.

O reajuste nos serviços relacionados às contas-correntes chegou a 25% de junho de 2017 a junho passado. No levantamento, foi constatado que a elevação de preços no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Safra e Santander foi de, pelo menos, cinco vezes à inflação oficial do período. De acordo com o IBGE, ficou em 4,39%. Os dados foram coletados pelo Procon-SP nos sites dos próprios bancos.

A Caixa foi a empresa que registrou o maior reajuste. Para retirar o extrato mensal, o correntista da instituição desembolsava R$ 2,00 e agora passou a pagar R$ 2,50. Aumento de 25%. A alta foi de 14% para emitir folhas de cheque no mesmo período.

Dados do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) mostram que apenas em junho deste ano o cliente pagou, em média, 14,16% a mais pelos pacotes de serviços financeiros do que em novembro de 2016. A inflação do período foi de 5,8%. A falta de concorrência é apontada como um dos principais fatores para o reajuste desenfreado no setor. Como os bancos têm ciência disto, aplicam os valores que bem entendem.

O cliente tem direito a retirar 10 folhas de cheque, realizar quatro saques, dois extratos dos últimos 30 dias e duas transferências entre contas da própria instituição, sem pagar nenhuma tarifa, conforme estabelecido pelo Banco Central. Caso exceda o pacote essencial ou ultrapasse o limite de serviços da cesta contratada, o consumidor pagará.

Fonte: SBBA

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