Bancários gaúchos vão apontar caminhos para Campanha Nacional 2018 na Conferência Estadual deste fim-de-semana

Os bancários gaúchos começam a traçar os caminhos da luta para a campanha salarial 2018 neste fim de semana. Nos dias 19 e 20 de maio, acontecerá a 20ª Conferência Estadual dos Bancários na sede da Fetrafi-RS (Rua Cel. Fernando Machado, nº 820, Centro Histórico de Porto Alegre).

A programação começa no sábado, dia 19, com debates sobre a conjuntura política, a defesa dos Bancos Públicos e os reflexos da Reforma Trabalhista na negociação Coletiva Nacional dos Bancários deste ano. Para analisar estes temas, a Conferência terá como painelistas o professor e pesquisador da UFRGS, Antônio Cattani, e o assessor jurídico da CUT Nacional, José Eymard Louguércio. A parte da tarde, ainda no dia 19, está reservada para o Encontro de Bancos. Trabalhadores da Caixa, Banco do Brasil, Banrirul e Bancos Privados (Itaú Unibanco, Santander e Bradesco) irão se reunir separadamente para abordar temas específicos de cada instituição. Os Encontros também acontecerão na Sede da Fetrafi-RS, com exceção do Encontro de Bancos Privados que será realizado na Sede do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (Rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre).

No domingo, dia 20, é a vez de debater o cenário econômico para a Campanha Salarial e as estratégias que serão adotadas na Campanha. Estes temas serão abordados pelo economista Ricardo Franzoi e pela presidenta da Contraf/CUT, Juvandia Moreira. Concluindo a Conferência, os bancários irão apontar a pauta de reivindicações e escolherão os 39 delegados gaúchos para a Conferência Nacional dos Bancários.

Em um cenário de incertezas, a participação efetiva da categoria é fundamental para compreender o conjunto de dificuldades que os bancários terão pela frente na Campanha Nacional deste ano. Dificuldades como o fim da ultratividade, que obriga a renegociar todos os direitos que foram conquistados ao longo dos anos através de acordos coletivos. Conquistas como, o PLR, tíquete-alimentação e gratificações, podem deixar de valer no dia 31 de agosto, quando acaba o acordo coletivo vigente.

Confira a programação:

19/05/2018 – sábado

9h – Abertura da Conferência e dos Encontros de Bancos e aprovação do Regimento Interno

9h30 – Painel de Antonio David Cattani sobre Conjuntura e Papel dos Bancos Públicos

11h – Painel de José Eymard Loguércio sobre Reflexos da Reforma Trabalhista na negociação Coletiva Nacional dos Bancários

12h – Intervalo para almoço

13h às 19h – Encontros de Bancos Públicos e Privados

 

20/05/2018 – domingo

9h30 – Painel de Ricardo Franzoi sobre Cenário Econômico para a Campanha Salarial

10h – Painel de Juvandia Moreira sobre Estratégia e Organização da Campanha Nacional 2018

11h – Debates Sobre Estratégia e Organização da Campanha Nacional 2018

12h – Deliberação da Pauta de Reivindicações e índice

13h – Eleição da Delegação à Conferência Nacional dos Bancários

14h – Encerramento

 

Eixos da 20ª Conferência Estadual dos Bancários/as:

– Defesa da CCT e manutenção de direitos;

– Defesa da Mesa Única de negociações;

– A CCT tem de continuar válida para todos e todas da categoria;

– Proibir as demissões em massa;

– Defesa dos Bancos Públicos;

– Defender as Eleições 2018 como estratégicas para os trabalhadores. Conclamar o voto nos candidatos comprometidos com nossa plataforma/pauta;

– Defender a Taxa/Contribuição Negocial como mecanismo de participação dos trabalhadores na sustentabilidade dos sindicatos, federações, confederação e central sindical;

– Manutenção das homologações nos sindicatos;

– Defesa intransigente da Democracia;

– Não à Terceirização e Defender o emprego dos bancários;

– Eleição da delegação do RS para a 20ª Conferência Nacional dos Bancários, nos dias 08 a 10 de junho de 2018.

 

Critério de Participação: A Conferência Estadual e os Encontros de Bancos são abertos à participação dos trabalhadores e trabalhadoras em instituições financeiras das bases de todos os sindicatos filiados, desde que comprovada a situação de vínculo às instituições financeiras.

Inscrições: Para facilitar a organização e agilizar o credenciamento, solicitamos aos sindicatos que inscrevam sua delegação no Sistema de Eventos da Fetrafi-RS ou encaminhem a relação com os nomes para fetrafirs@fetrafirs.org.br até o dia 18 de maio, sexta-feira, 17h. Inscrições também poderão ser feitas diretamente no local e horário do credenciamento, porém pode haver fila.

Recreacionista: Será disponibilizada recreacionista no dia 19 de maio (sábado), na Sede da Fetrafi-RS para as crianças que acompanharão os participantes.

Credenciamento: O credenciamento dos participantes acontecerá no dia 18 de maio, sexta-feira, das 14h às 17h, na Secretaria da Fetrafi-RS e no dia 19 de maio, sábado, das 8h às 14h, no 2º andar da Sede da Fetrafi-RS. Os recursos e pendências de credenciamento serão avaliados pelo plenário no início das discussões específicas.

Fonte: Fetrafi-RS

Posts Relacionados

Leave a Reply

Isso vai fechar em 20 segundos

Fale com o sindicato
Pular para o conteúdo